Marília : Radioterapia aumenta capacidade em cem sessões

Jornal da Manhã – O Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas vai aumentar sua capacidade de atendimento em cem pacientes, passando das atuais 60 sessões diárias para 160. Depois de nove anos, a Secretaria de Estado da Saúde autorizou a aquisição de um novo acelerador linear, com tecnologia inovadora em Marília.
O Complexo Famema possui um acelerador linear instalado em 2008 e pleiteava novos equipamentos há pelo menos dois anos para aumentar o atendimento à população. O serviço abrange os 62 municípios integrantes da RRAS 10 (Rede Regional de Atenção à Saúde), que tem Marília como sede.

radioterapia
A Secretaria de Estado da Saúde autorizou a implantação do novo equipamento no Hospital das Clínicas da Famema e também na Santa Casa de Itapeva, na região de Sorocaba e no Hospital das Clínicas da Unicamp em Campinas.
O acelerador linear de 2008 da Famema continua funcionando, com capacidade para atender 60 pacientes por dia com aplicações por Intensidade Modulada de Radioterapia. Já a nova tecnologia vai possibilitar mais cem atendimentos diários.
De acordo com o chefe do Serviço de Radioterapia da Famema, Eduardo José Stéfano, o acelerador linear que integra o plano de expansão do Estado em radioterapia oferece mais opções de tratamento por possuir maior emissão de elétrons e melhor eficiência na camada mais superficial da pele, o que significa um tratamento menos agressivo.
“Por oferecer novas técnicas, há mais opções de energia facilitando, por exemplo, o tratamento em pessoas obesas. Não há, até então, nenhum equipamento semelhante em Marília”, enfatizou Stéfano.
Com a conquista desta autorização do Complexo Famema junto ao Estado (através da CIB – Comissão Intergestores Bipartide), basta aguardar a liberação do Ministério da Saúde, o que pode levar ainda algumas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*