Santos : Exposição fotográfica revela trabalho dos bombeiros fora das situações de emergência

O cotidiano profissional do Corpo de Bombeiros pouco conhecido da população, preparatório às situações de emergência, pode ser visto pelo olhar da fotógrafa Susan Hortas, da Secretaria de Comunicação, na exposição ‘Humanos Bombeiros – A rotina fora da ação’, inaugurada neste domingo (2), Dia Nacional dos Bombeiros, no 2º piso do Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465), Gonzaga.

Com edição de Noelle Falchi, são 34 imagens que revelam a rotina de treinamentos, conferências de viaturas, limpeza dos postos, trabalho educativo junto a crianças, refeições e até uma oração coletiva. A mostra fica até dia 9 no local e é resultado do trabalho desenvolvido desde março pela fotógrafa, que acompanhou o dia a dia da corporação nos quatro postos de Santos – Ponta da Praia, Centro, Zona Noroeste e Gonzaga. “A ideia é mostrar o que fazem sem estar na ocorrência, com um olhar mais humanizado para o trabalho deles. O que vi foi muita disciplina, união e amor pela profissão. Eles colocam a vida em risco para salvar outras vidas. São tidos como heróis, mas são humanos bombeiros”, disse ela.

bombeiros-exposicao-santos

O 2° sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo Teixeira, destacou o reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados pelo efetivo. “Nos sentimos valorizados. Atuamos em muitas situações e as fotos mostram um pouco da nossa preparação para atuar na emergência”.

Em outubro, a exposição estará no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), na Vila Mathias, e depois segue para o posto dos Bombeiros no Gonzaga, onde fica permanente. Na ocasião, também teve distribuição de material educativo com orientações sobre prevenção de acidentes domésticos e o que fazer em casos de emergência, como engasgamento e queimadura, além de demonstração de primeiros socorros.

Fotos: Rogério Bomfim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*