PM Ambiental liberta lobo-guará encontrado em fábrica abandonada de Jacareí

florestal-jacarei-2 florestal-jacarei-3 florestal-jacarei

O resgate do animal selvagem foi realizado com segurança pelos policiais do 3º BPAmb

Um lobo-guará pode finalmente voltar para sua casa nesta sexta-feira (23) graças à Polícia Militar. O resgate havia sido realizado com sucesso um dia antes, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Policiais militares da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) foram até uma unidade desativada de uma indústria, na área urbana do município de Jacareí, onde o lobo estava preso.

Com o auxílio do Corpo de Bombeiros, ele foi resgatado e levado em segurança ao veterinário que, após exames, constatou a boa saúde do animal. Em seguida o lobo foi levado de volta ao seu habitat, em uma área de Mata Atlântica em São José dos Campos, por onde correu livremente.

O Chrysocyon brachyurus (nome científico do lobo-guará) é uma espécie de canídeo selvagem típica da América do Sul. Apesar do baixo risco de extinção, sua população vem diminuindo consideravelmente. De hábitos noturnos, ele vive no cerrado ou em áreas de mata-atlântica já desmatadas.

É importante lembrar que os policiais militares ambientais recebem treinamentos específicos para o resgate de diversos animais e estão acostumados a lidar com situações do tipo.

A proteção à natureza e à toda riqueza por ela proporcionada sempre será a prioridade do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo.

Bruna Lima, com informações da Polícia Militar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*